A crença da escassez e as consequências para as nossas finanças
Muitas pessoas acreditam que há uma quantidade limitada de dinheiro e recursos disponíveis no mundo, o que leva à crença na escassez. Essa crença pode se manifestar em nossas finanças pessoais de diversas maneiras.
Por exemplo, algumas pessoas podem acreditar que não há dinheiro suficiente para pagar todas as contas ou que nunca terão dinheiro suficiente para atingir seus objetivos financeiros. Essa crença limitante pode levar a comportamentos financeiros prejudiciais, como gastar além de suas possibilidades, evitar investimentos ou não buscar oportunidades de ganhar mais dinheiro, o que consequentemente leva essas pessoas a usar o crédito disponível e desperdiçar parte do dinheiro que faz pagando juros, dinheiro que poderia ser usado para acumular patrimônio ou para consumir outras coisas que se fazem importantes em sus vidas, mas o que fazemos? Entregamos esse dinheiro como lucro para as instituições financeiras.
O consumismo e o imediatismo são outros grandes vilões nesse processo.
Leia também: Imediatismo, um mal que assola o Brasil
Leia também: As armadilhas financeiras do consumismo
A verdade é que, embora existam limitações em relação aos recursos financeiros disponíveis, há muitas oportunidades para ganhar dinheiro e criar riqueza. É importante lembrar que o dinheiro é um recurso renovável, ao contrário de recursos naturais finitos.
Para superar a crença limitante da escassez em nossas finanças pessoais, é importante mudar nossa mentalidade e focar na abundância. Em vez de acreditar que não há dinheiro suficiente, devemos nos concentrar em encontrar e criar oportunidades para ganhar dinheiro e criar riqueza e, em contrapartida, criar um plano de como direcionar esse dinheiro de forma a nos trazer sustentabilidade em nossas finanças.
Esse movimento de fazer mais dinheiro pode incluir procurar maneiras de aumentar nossa renda, como buscar um emprego melhor remunerado, criar um negócio próprio ou investir em ativos financeiros que gerem renda passiva.
Além disso, devemos cultivar uma mentalidade de prosperidade e acreditar que somos capazes de atingir nossos objetivos financeiros. Isso pode incluir criar um plano financeiro sólido e trabalhar diligentemente para alcançar nossos objetivos, seja para pagar dívidas, para economizar para uma casa ou para investir em nossos futuros.
Também é importante examinar nossas crenças limitantes sobre o dinheiro e a riqueza e questioná-las cuidadosamente. Pergunte-se se essas crenças são baseadas em fatos ou se são apenas histórias que contamos a nós mesmos. Em muitos casos, descobriremos que essas crenças limitantes são baseadas em nada além de medo e insegurança, coisas que foram enraizadas em nossa mentalidade por nossa família e pela sociedade.
Por fim, é importante lembrar que nossas crenças sobre dinheiro e riqueza moldam nossas ações e resultados financeiros. Quando acreditamos em escassez, é isso que vemos em nossas finanças pessoais. Mas quando acreditamos na abundância, começamos a ver as oportunidades para criar riqueza e gerenciar nosso dinheiro de maneira eficaz.
Ao mudar nossas crenças limitantes sobre o dinheiro e a riqueza, podemos alcançar nossos objetivos financeiros e criar uma vida de abundância e prosperidade.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos que tem ligação direta com a Educação Financeira? Assista a programação de nossa rádio. A nossa programação é repleta de informação, o dia todo, todo dia! Vem transformar essa informação em conhecimento e se torne um brasileiro melhor para nosso Brasil.
Comentarios