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Como ensinar o jovem a diferenciar necessidades e desejos

Atualizado: há 7 dias

Jovens discutindo desejos e necessidades durante uma aula de educação financeira.
Jovens aprendendo a diferença entre desejos e necessidades durante uma aula de educação financeira.

Por Silvia Alambert Hala


A educação financeira para jovens é uma habilidade vital que deve ser ensinada o quanto antes. Um dos primeiros conceitos que podem transformar a maneira como os jovens lidam com o dinheiro ao longo da vida é a diferença entre desejos e necessidades. Compreender essa distinção não só ajuda no controle financeiro no presente, mas também constrói uma base sólida para um futuro mais seguro e bem planejado. Ensinar essa habilidade desde cedo pode ser o diferencial entre uma vida de consumo impulsivo e uma trajetória financeira equilibrada e sustentável.

 

O que são necessidades e desejos?

 

No contexto da educação financeira, o conceito de necessidades refere-se a itens e serviços indispensáveis para a sobrevivência e bem-estar, como alimentação, moradia, roupas e cuidados com a saúde. Esses são os gastos prioritários, sem os quais uma pessoa não pode viver confortavelmente.

 

Por outro lado, desejos são todas aquelas coisas que gostaríamos de ter, mas que não são essenciais. Desejos estão relacionados ao lazer, conforto ou status. Embora possam oferecer prazer momentâneo, são opcionais para uma vida digna e, muitas vezes, geram custos adicionais sem um benefício prático imediato.

 

Por que é importante diferenciar necessidades e desejos?

 

Os jovens, especialmente em uma era de marketing digital e redes sociais, estão constantemente expostos a estímulos que incentivam o consumo. Sem uma educação financeira adequada, muitos caem na armadilha de gastar descontroladamente em desejos, negligenciando suas necessidades e o planejamento financeiro a longo prazo. Ensinar essa distinção oferece uma ferramenta poderosa para o controle dos impulsos de consumo e para a tomada de decisões financeiras mais conscientes.

 

Ao longo da vida, a habilidade de separar desejos de necessidades permite que as pessoas mantenham um orçamento equilibrado, economizem de forma eficaz e invistam no que realmente importa. Isso reduz o estresse financeiro, previne o endividamento desnecessário e promove uma vida com mais qualidade e estabilidade.

 

Como ensinar a diferença entre necessidades e desejos?


Ensinar essa diferença para os jovens não precisa ser uma tarefa complicada.


A seguir estão algumas práticas eficazes que podem ajudar nesse processo:


1.         Converse abertamente sobre o assunto:


Use exemplos do dia a dia para mostrar o que são necessidades e desejos. Quando for ao supermercado, por exemplo, mostre a diferença entre comprar pão (necessidade) e um chocolate (desejo).


Essa prática simples, mas cotidiana, já introduz conceitos que serão facilmente compreendidos pelos jovens.

 

2.         Estabeleça um orçamento:


Ensinar os jovens a criar um orçamento mensal é uma excelente maneira de mostrar, na prática, como diferenciar desejos e necessidades. Ao definir quanto do dinheiro será destinado às necessidades e quanto poderá ser reservado para os desejos, os jovens começam a entender como priorizar seus gastos.

 

3.         Encoraje a reflexão antes das compras:


Incentive os jovens a sempre se perguntarem: “Eu preciso mesmo disso, ou só quero?”. Ensinar esse tipo de reflexão pré-compra pode ajudar a evitar compras impulsivas e desenvolver o autocontrole. Além disso, essa prática ajuda a criar o hábito de pensar duas vezes antes de tomar decisões financeiras.


4.         Estabeleça metas financeiras:


Mostre a importância de estabelecer metas financeiras a curto, médio e longo prazo. Com metas bem definidas, os jovens entenderão a relevância de economizar e, consequentemente, de distinguir entre necessidades e desejos para atingir esses objetivos.

 

5.         Introduza o conceito de adiamento da gratificação:


Em vez de satisfazer um desejo imediatamente, mostre aos jovens como é possível adiar uma compra para poupar mais e investir em algo maior e mais significativo no futuro. Isso ajuda a construir paciência e disciplina financeira, habilidades essenciais para a vida adulta.

 

6.         Envolva-os nas decisões financeiras familiares:


Sempre que possível, envolva os jovens nas conversas sobre o orçamento familiar. Mostrar como a família equilibra as contas entre pagar as contas essenciais (como energia elétrica, aluguel) e reservar parte do dinheiro para diversão ou lazer é um excelente exercício de realidade financeira.

 

Como essa prática se torna um hábito?

 

Distinguir desejos e necessidades é uma habilidade que, quando praticada de forma consistente, torna-se um hábito automático. Ao longo do tempo, os jovens desenvolvem uma percepção natural do que realmente é importante para suas vidas financeiras e o que pode ser dispensado ou postergado.


Esse hábito é benéfico, pois:

 

  • Evita o endividamento futuro: Quem está acostumado a priorizar suas necessidades evita gastos excessivos e dívidas desnecessárias.

  • Promove economia consciente: Ao valorizar mais o que é essencial, jovens que têm essa prática enraizada tendem a poupar e investir com mais sabedoria.

  • Desenvolve um senso de responsabilidade: Saber diferenciar desejos de necessidades ajuda a cultivar responsabilidade com o dinheiro e aumenta a capacidade de tomar decisões conscientes e fundamentadas.

 

Atividade para pais e professores: “O que é realmente necessário?"

 

Objetivo:


Ajudar os jovens a identificar e diferenciar desejos e necessidades em suas próprias vidas.

 

Material necessário:


            •          Papel e caneta ou dispositivos digitais para anotar

            •          Revistas ou acesso à internet para pesquisa

 

Passo a passo:


1.            Lista de desejos e necessidades:


Peça aos jovens que façam duas listas: uma com itens que consideram necessidades e outra com desejos. Dê exemplos, como comida, transporte e moradia para as necessidades, e brinquedos, eletrônicos e roupas de marca para os desejos.


2.         Discussão em grupo:


Após a conclusão das listas, promova uma discussão em grupo sobre porque cada item foi colocado em determinada categoria.


Pergunte: “Vocês acham que algum desejo pode se tornar uma necessidade? Como isso acontece?”


3.         Análise de um orçamento:


Apresente um orçamento fictício (ou real, se quiserem envolver as finanças familiares) e peça aos jovens que façam ajustes, determinando quanto do orçamento deve ser destinado a necessidades e quanto pode ser gasto em desejos.


4.         Reflexão final:


Diferenciar desejos de necessidadesIncentive os jovens a refletirem sobre como suas decisões afetam o orçamento e se houve algo na atividade que os fez mudar de opinião sobre suas prioridades financeiras.


Ensinar os jovens a diferenciar desejos e necessidades pode transformar o futuro financeiro deles. Compartilhe este artigo com pais e professores que desejam educar financeiramente a próxima geração!

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Silvia Alambert Hala é mãe, empreendedora educacional, cofundadora da www.creativewealthintl.org, empresa que atua no desenvolvimento de programas de educação financeira para crianças e jovens e treinamento de multiplicadores dos programas no Brasil e em diversos países há cerca de 20 anos, palestrante Tedx São Paulo Adventures, coautora do livro “Pai, Ensinas-me a Poupar” (editora Rei dos Livros, Portugal), educadora financeira de crianças, jovens e suas famílias.


RadiumWeb e Creative Wealth Internacional firmaram uma parceria colaborativa para fornecer educação financeira abrangente para brasileiros em todo o mundo.



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