A Psicologia do Consumo
Psicologia do consumo é a ciência que estuda como, onde e porquê os consumidores/clientes decidem fazer uma compra.
De maneira simples, pode-se afirmar que a psicologia do consumo é o estudo que tem como objetivo compreender melhor e mais profundamente a maneira como o consumidor é influenciado na tomada de decisão na hora da compra.
Assim, ela estuda todo o comportamento de um consumidor/cliente antes, durante e depois de uma compra, além entender como esse comportamento, hábitos e crenças podem ser alterados.
Um importante conteúdo para áreas de vendas, marketing, negócios e outros. A área de marketing é muito beneficiada por esses estudos já que contribui para criação de estratégias que despertem o desejo e interesse pela compra.
Fica evidente que o processo de compra não é um processo apenas de fatores racionais, como considerava os economistas que defendiam a Teoria da Escolha Racional.
Já que somos influenciados pelas nossas emoções na hora da compra, podemos concluir que a Educação Financeira tem um papel importante, pois a partir da aplicação de seus ensinamentos somos capazes evitar a sedução de comprar por um impulso emocional, por exemplo.
A Educação Financeira nos oferece um reeducação na gestão financeira e na gestão emocional para evitar gastos desnecessários e/ou desequilibradas que, com o passar do tempo nos levaria para o endividamento.
Isso explica porque 77,90% da população brasileira entrou 2023 endividada, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento do SERASA mostrou que 69,43 milhões de pessoas entraram 2023 com o nome restrito.
Esses números revelam a urgência de inclusão da Educação Financeira como uma ferramenta para evitar o endividamento.
As dívidas podem provocar um impacto emocional muito forte e negativo na vida pessoal, causando transtornos de ansiedade, depressão e até casos de suicídio. E, consequentemente, provocar impactos na vida profissional causando até mesmo demissão.
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