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Foto do escritorSilvia Alambert Hala

Trabalhar é Preciso

Adolescentes realizando trabalho em laptops
Trabalhar nos ensina a dar valor as coisas da vida

Por Silvia Alambert Hala


O período de férias escolares é frequentemente visto como um momento de descanso, lazer e, para muitos adolescentes, uma pausa bem-vinda na rotina acadêmica. No entanto, esse tempo também pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de habilidades valiosas, como educação financeira e empreendedorismo, por meio de trabalhar em atividades remuneradas.


Pais e professores podem incentivar os adolescentes a aproveitarem as férias para adquirir essas habilidades e essa experiência pode influenciar positivamente a vida futura deles e trabalhar é uma forma de desenvolver essas habilidades.

 

A Importância de Trabalhar de Forma Remunerada na Adolescência

 

Durante a adolescência, os jovens começam a desenvolver uma maior independência e senso de responsabilidade. Inserir o trabalho remunerado na rotina de férias pode proporcionar diversas vantagens:

 

  1. Desenvolvimento de Habilidades Práticas: Ao assumir um trabalho, o adolescente aprende a lidar com responsabilidades, gerenciar o tempo e trabalhar em equipe. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento de competências que serão úteis ao longo de sua vida pessoal e profissional.

  2. Educação Financeira na Prática: Receber um salário é uma oportunidade concreta para o adolescente começar a entender a importância do dinheiro, como administrá-lo, e o valor do trabalho. Aprender a criar um orçamento, economizar para objetivos futuros e evitar gastos impulsivos são lições essenciais que podem ser ensinadas a partir dessa experiência.

  3. Iniciação ao Empreendedorismo: Trabalhos temporários podem despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo. Ao entenderem o esforço envolvido em ganhar dinheiro, muitos adolescentes se tornam mais criativos na busca por outras formas de renda, como pequenos negócios ou iniciativas empreendedoras.

 

Como Pais e Professores Podem Incentivar o Trabalho de Férias

 

Pais e professores desempenham um papel importante no incentivo aos adolescentes para aproveitarem as oportunidades de trabalho remunerado. Algumas estratégias incluem:

 

  1. Dialogar sobre a Importância do Trabalho: Explique aos adolescentes os benefícios de trabalhar durante as férias, destacando como essa experiência pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e para o crescimento pessoal. Enfatize que o objetivo não é apenas ganhar dinheiro, mas adquirir competências que serão úteis ao longo da vida.

  2. Apoiar na Busca por Oportunidades: Muitos adolescentes podem não saber por onde começar a procurar um trabalho de férias. Os pais e professores podem ajudar orientando-os sobre como procurar vagas, como preparar um currículo adequado e até mesmo fazendo indicações. Além disso, é importante discutir com o jovem sobre os direitos trabalhistas e a legislação específica para sua idade.

  3. Promover o Empoderamento Financeiro: Incentive o adolescente a definir metas financeiras para o dinheiro que ganhará. Esse pode ser o primeiro passo para a construção de um relacionamento saudável com o dinheiro. Explique conceitos básicos de finanças, como orçamento, poupança, investimentos e consumo consciente.

  4. Encorajar a Experiência Empreendedora: Além dos empregos tradicionais, os pais e professores podem incentivar os adolescentes a explorar oportunidades empreendedoras, como a criação de pequenos negócios ou a prestação de serviços que atendam às necessidades da comunidade local.

 

Benefícios Psicológicos e Sociais

 

Além dos benefícios financeiros e práticos, o trabalho remunerado pode ter um impacto significativo na autoestima e no desenvolvimento social dos adolescentes:

 

  1. Fortalecimento da Autoconfiança: Ao ver o resultado de seu esforço materializado em um salário, o adolescente sente-se valorizado e competente, o que reforça sua autoconfiança.

  2. Desenvolvimento de um Sentido de Propósito: Ter um trabalho dá ao adolescente uma sensação de propósito e contribuição para a sociedade. Isso pode ser particularmente positivo em uma fase da vida em que muitos jovens ainda estão buscando sua identidade.

  3. Melhoria nas Relações Interpessoais: Ao trabalhar, o adolescente tem a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes idades e backgrounds, o que pode melhorar suas habilidades de comunicação e resolução de conflitos.

 

Atividade Prática para Pais e Educadores

 

Para reforçar os conceitos de educação financeira e empreendedorismo com os adolescentes, pais e professores podem desenvolver a seguinte atividade prática:

 

Projeto “Meu Primeiro Salário”

 

Objetivo:


Ensinar ao adolescente como gerenciar seu primeiro salário, criando uma relação saudável com o dinheiro e incentivando o pensamento empreendedor.

 

Passo a Passo:

 

Pesquisa de Mercado (meses anteriores ao período de férias):


Incentive conversas e ajude o adolescente a pesquisar oportunidades de trabalho em sua área de interesse e abra conversas sobre outras possibilidades, por serem iniciantes em fase experimental; explore também ideias de pequenos negócios que poderia iniciar durante as férias. Eles devem levar em consideração a demanda, o investimento inicial (se for um negócio) e a remuneração oferecida. Caso os pais tenham algum negócio eles poderão contratar os filhos nesse período ou, se tiverem amigos que possam contratar o adolescente, converse com eles sobre oportunidades de trabalho temporário.


Planejamento Financeiro (30 dias antes do período de férias):


Antes do adolescente sair em férias e conseguir um trabalho ou escolher um projeto empreendedor, ele deve criar um plano financeiro. Esse plano deve incluir:

 

  • Um plano de poupança (ex.: definir um percentual do salário que será investido antes dos gastos).

  • Um orçamento detalhado para os gastos planejados (ex.: transporte, alimentação, lazer).

  • Metas de economia (ex.: comprar algo de valor, investir, etc.).

 

Execução do Trabalho ou Projeto (durante o trabalho de férias):


O adolescente deve, então, iniciar o trabalho ou colocar em prática o projeto empreendedor, mantendo registros de suas receitas e despesas.

 

Reflexão e Relatório Final (pós-férias):


Após o período de trabalho ou conclusão do projeto, o adolescente deve refletir sobre a experiência. Algumas questões para guiá-lo:


  • O que foi mais desafiador?

  • Conseguiu alcançar suas metas financeiras? Por quê?

  • O que aprendeu sobre o valor do trabalho e do dinheiro?

  • O que faria diferente da próxima vez?

 

Apresentação dos Resultados:


Como forma de concluir o projeto, o adolescente pode fazer uma apresentação para os pais, professores ou colegas, detalhando o que aprendeu, os desafios que enfrentou e suas realizações.

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Silvia Alambert Hala é mãe, empreendedora educacional, cofundadora da www.creativewealthintl.org, empresa que atua no desenvolvimento de programas de educação financeira para crianças e jovens e treinamento de multiplicadores dos programas no Brasil e em diversos países há cerca de 20 anos, palestrante Tedx São Paulo Adventures, coautora do livro “Pai, Ensinas-me a Poupar” (editora Rei dos Livros, Portugal), educadora financeira de crianças, jovens e suas famílias.


RadiumWeb e Creative Wealth Internacional firmaram uma parceria colaborativa para fornecer educação financeira abrangente para brasileiros em todo o mundo.

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