top of page

O método 50/30/20



Você conhece o método 50/30/20?


O método 50/30/20 é uma abordagem simples e popular para gerenciar as finanças pessoais. Ele sugere que você divida seu orçamento mensal em três categorias principais de gastos: necessidades, desejos e poupança/investimento para aposentadoria. Aqui está a lógica por trás de cada uma dessas categorias:


50% para Necessidades:

  • Essa categoria abrange despesas essenciais, como moradia, alimentação, transporte, contas de serviços públicos, seguro de saúde e outros gastos fundamentais.

  • O objetivo é garantir que metade do seu orçamento seja alocado para cobrir essas despesas críticas e não negociáveis.

30% para Desejos:

  • Aqui, você alocará 30% do seu orçamento para despesas que não são estritamente necessárias, mas que contribuem para seu bem-estar e qualidade de vida. Isso pode incluir refeições em restaurantes, entretenimento, compras não essenciais e outras atividades recreativas.

  • Esta categoria permite que você desfrute da vida e satisfaça seus desejos pessoais sem exagerar nos gastos.

20% para Poupança/Investimento de Aposentadoria:

  • Os 20% restantes são reservados para economia e investimento. Isso é fundamental para construir sua segurança financeira e planejar para o futuro, ficando sempre no seu Planejamento de Aposentadoria.

  • Você deve usar lã no in~icio da sua Gest"ao Financeira essa parte do seu orçamento para pagar dívidas, se existirem. Depois para construir uma Reserva de Emergência, e, por fim, investir em sua aposentadoria, ou atingir outros objetivos financeiros de longo prazo, nesse último caso só faça isso se o montante referente a esse percentual seja maior do que precisa para acumular para aposentadoria ao longo do tempo. Normalmente, quando realizamos um cálculo para obter aportes que são necessário para a aposentadoria, esse percentual de 20% é suficiente para um horizonte grande de tempo de acúmulo.

A lógica por trás do método 50/30/20 é criar um equilíbrio entre atender às suas necessidades imediatas, desfrutar de algumas comodidades e garantir que você esteja economizando e investindo para um futuro financeiramente saudável. No entanto, é importante lembrar que essa divisão não é uma regra rígida e pode ser ajustada para se adequar às suas circunstâncias pessoais e metas financeiras específicas. O importante é que você tenha um plano e esteja consciente de como seu dinheiro está sendo gasto.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page