Inflação em Fevereiro de 2024: Reflexos e Desafios para Investidores
Atualizado: 11 de abr.
Por Ricardo São Pedro
No mês de fevereiro de 2024, o índice de inflação registrou um aumento significativo, atingindo 0,84%, acumulando nos últimos 12 meses um percentual de 4,50%, que é o teto da meta de inflação esperada pelo Banco Central, quando estabelece um valor para ser alcançada de 3,00% com variação de 1,50%, para mais ou para menos. Esse aumento foi impulsionado principalmente pelos grupos de educação, alimentação e transporte, que lideraram a alta verificada.
A inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), é um indicador crucial para avaliar a saúde econômica de um país. Quando os preços dos bens e serviços sobem, o poder de compra do dinheiro diminui, afetando diretamente o bolso dos consumidores e a rentabilidade real dos investimentos disponíveis no país.
Para os investidores, a inflação pode representar um desafio, especialmente quando comparada às taxas de retorno oferecidas por diferentes tipos de investimentos. No mês de fevereiro de 2024, as taxas líquidas de rendimento do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) alcançaram 0,78%, enquanto a poupança ofereceu um retorno de 0,59%.
No entanto, ao observarmos o desempenho do índice Bovespa (Ibovespa), que reflete o desempenho das principais empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira, notamos que o rendimento médio líquido do investidor, considerando a cobrança de Imposto de Renda em transações em swing trade, foi de 0,84%. Isso significa que, em termos nominais, o rendimento dos investidores, quando olhamos para o índice Bovespa na bolsa, conseguiu empatar com a inflação verificada.
No entanto, ao analisarmos a rentabilidade real obtida pelo investidor, ou seja, ajustada pela inflação, vemos que, de acordo com os percentuais verificados, para o CDI e a Caderneta de Poupança, a rentabilidade real foi negativa. Isso ocorreu porque, mesmo que os investimentos tenham obtido um retorno nominal que supera a inflação, o poder de compra do dinheiro dos investidores diminuiu devido ao aumento geral dos preços.
A exceção a essa tendência foi o desempenho do Ibovespa, que conseguiu neutralizar a desvalorização real do dinheiro dos investidores, garantindo uma rentabilidade real "zero", mantendo o valor dos montantes investidos em termos reais.
Diante desse cenário e o que pode influenciar os percentuais a serem apurados para a inflação em nosso país nos próximos meses, os investidores enfrentam o desafio de encontrar opções de investimento que possam proteger seu capital contra os efeitos da inflação e, ao mesmo tempo, oferecer retornos reais positivos. Diversificar a carteira de investimentos, buscar ativos que historicamente apresentam uma boa proteção contra a inflação e ficar atento às oportunidades de mercado podem ser estratégias essenciais para enfrentar esse desafio.
A inflação do mês de fevereiro de 2024 e seus reflexos nos investimentos destacam a importância de uma análise cuidadosa do ambiente econômico e das opções de investimento disponíveis, visando proteger e fazer crescer o patrimônio dos investidores em um contexto de constante mudança e desafios econômicos.
O mercado é extremamente volátil e por mais que existam previsões, o dia a dia é que dirá o que o mercado tem reservado para cada um dos que se aventuram por esse caminho dos investimentos. Sempre importante lembrar de uma máxima no mercado que é: "Rendimentos passados não garantem rendimentos futuros". Por isso tão importante estar antenado e procurar o auxílio da figura de um Planejador Financeiro para auxiliar nesse desafio de manter os investimentos com percentuais reais de rentabilidade, pelo menos em patamares "zero", para que pelo menos se mantenha o valor do capital ali investido, para que o dinheiro não perca ao longo do tempo o seu poder de compra. Importante sempre lembrar que para a gestão de ativos, dentro da regulamentação existente aqui no Brasil, os profissionais deverão ter certificações específicas.
Continue acompanhando o nosso blog. Em breve, vamos trazer um texto tratando sobre as certificações existentes hoje no mercado e a relação delas com o tipo de atuação que o profissional pode realizar. Lembrando sempre que a principal fução de qualquer desses profissionais é trazer as opções e explicando cada uma delas em termos de prós e contras, a decissão final de investimento deve ser sempre sua e essas decisões de investimentos sempre atreladas a um propósito pré-estabelecido.
Comentários